Segurança em Navios - Viagens de Cruzeiros


Os navios hoje seguem leis internacionais sobre segurança a bordo, com normas e leis rígidas, tornando os cruzeiros extremamente seguros e prazeirosos, sem aquelas preocupações estilo "Titanic".

Segurança em alto-mar é responsabilidade tanto da tripulação quanto dos passageiros, portanto é aconselhável a sua familiarização com as normas de segurança e procedimentos em caso de emergência.

No seu primeiro ou segundo dia de Cruzeiro, você terá um exercício de emergência obrigatório para todos os passageiros, assim como durante o seu cruzeiro você irá ver um exercício obrigatório somente para tripulantes que ê realizado uma vez por semana (os tripulantes tambêm praticam exercícios de emergência individuais durante todo o tempo).

Normas adicionais podem variar de Companhia para Companhia, mais todas seguem um regulamento padrão, ditado pela:


SOLAS - Safety of life at Sea "Salvaguarda da vida humana sobre o mar"

Procedimento Padrão "Internacional SOLAS"

Sinal de emergência: sete apitos curtos e um longo

Sinal de Abondono do navio: um apito longo


Tocado tanto no apito do navio quanto no sistema de alto-falantes, seguido de anúncios no sistema interno de alto-falantes.

Após o sinal de emergência você devera proceder a sua cabine, pegar medicamentos "caso esteja usando algum", vestir roupas quentes, sapatos (lembre-se que um navio é de aço e concreto, no caso de incêndio você não conseguira caminhar) colocar o seu colete salva vidas e se dirigir a sua Muster Station "Estação de Emergência".

"O número da sua estação de emergência estará atras da porta da sua cabine juntamente com um mapa de acesso e também estará na parte dianteira do seu colete salva-vidas. Caso você não possa chegar a sua cabine, dirija-se imediatamente a sua estação de emergência e lá um colete irá lhe ser entregue por um dos tripulantes.

No caso de uma emergência, a parte mais difícil é manter a calma, porem, se você conseguir chegar na sua estação de emergência a salvo, a tripulação ira tomar conta de você. Eles são treinados para isso e la estarão esperando por você.

Na sua estação de emergência você terá todas as informações necessárias.

Os navios hoje dispõe de barcos salva-vidas e balsas suficientes para todos os passageiros e tripulantes, assim como um número muito superior de coletes salva-vidas que seriam necessários.

"Dica 1"
A descrição acima será exatamente o que você ira fazer durante o seu treinamento de emergência.

"Dica 2"
Confie na Tripulação.

O melhor barco salva-vidas é o próprio navio e somente o Capitão tem autorização para dar a ordem de abondono.

"Dica 3"
Lembre-se que o navio estará em movimento (por maior que seja), portanto segure nos corrimões sempre que subir e descer escadas, principalmente nos decks do lado de fora. Escada de navio se desce um pouco de lado para se manter o equilíbrio. Cuidado com portas de banheiro pois elas se fecham sozinhas dependendo do movimento do navio.

Nunca, jamais, jogue um cigarro aceso para fora do navio, ele pode voltar com o vento, atingir um deck inferior e começar um incêndio.

Fonte: Viagensdenavio.com.br




92dpi | Agência Digital